Objetivo do Blog

Este Blog se propõe inicialmente a disponibilizar o material educativo do Projeto Floripa Saudável 2040, um projeto piloto de educação em saúde desenvolvido na cidade Fpolis em parceria da UFSC e Secretarias Municipais de Saúde e Educação, dentro da filosofia do Programa de Educação em Saúde. Este projeto pretende desenvolver ações em educação em saúde, pela unidade de saúde e creches ou núcleos de ensino infantil, abordando nutrição, atividade física, saúde bucal, saúde mental, monitoração em saúde, e proteção de agentes externos (agravos externos, radiação solar, ...).
Mas desde o começo a teoria é democratizar ao máximo a educação em saúde, e difundir ações deste tipo pelo Brasil, ou fora, se for interessante. Este projeto é inspirado no projeto "Health Ahead Heart Smart", do Estudo Bogalusa, adaptado segundo perfil epidemiológico brasileiro e segundo metodologia de ensino mais adequada aos nossos pequenos.
Todo o material é de domínio público, e tanto a parte escrita quanto as ilustrações podem ser utilizadas sem necessidade de pedido de autorização prévio. Assim como todas as sugestões são extremamente bem-vindas, que podem ser feitas na forma de comentários ou perguntas, para os quais há um espaço especialmente reservado no site.
Um grande abraço e seja muito bem vindo,
Isabela de Carlos Back Giuliano

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Recém-nascidos com icterícia têm mais risco de autismo

O risco de autismo é maior para crianças que sofrem de icterícia nascidas entre outubro e março e de mães que já tiveram filhos

(David De Lossy)

Os cientistas detectaram que crianças nascidas na Dinamarca entre 1994 e 2004 e sofriam de icterícia, tinham uma chance 67% maior de desenvolver o autismo

Recém-nascidos que sofrem de icterícia têm um risco maior de sofrer autismo, demonstra um estudo realizado na Universidade de Aarhus (Dinamarca) publicado na revista Pediatrics. Os cientistas detectaram que crianças nascidas na Dinamarca entre 1994 e 2004 e sofriam de icterícia, tinham uma chance 67% maior de desenvolver o autismo.

A icterícia do recém-nascido é provocada geralmente por uma produção excessiva de bilirrubina, uma substância produzida durante a destruição de glóbulos vermelhos pelo organismo. A doença faz com que a pele e os olhos fiquem amarelados. Os pesquisadores dinamarqueses descobriram que o risco de autismo é maior para crianças que sofrem de icterícia nascidas entre outubro e março e de mães que já tiveram filhos. Nesses casos, o risco chega a ser três vezes maior. Em crianças nascidas entre abril e setembro ou de mães que nunca tiveram filhos, os cientistas não encontraram nenhuma associação entre a as duas doenças.

Apesar de os dados estatísticos da pesquisa dinamarquesa mostrarem uma relação entre a icterícia e o autismo, os resultados do estudo não devem ser motivo de preocupação para os pais. "Os resultados precisam ser reproduzidos em outras partes do mundo", disse o neurologista americano Max Wiznitzer em entrevista à rede americana CNN. O médico afirma que é possível que existam fatores regionais que não se manifestariam em outros lugares.

No total, 60% das crianças recém-nascidas padecem de icterícia, e o fenômeno é reabsorvido naturalmente após algumas semanas, mas uma exposição prolongada a taxas elevadas de bilirrubina é neurotóxica e pode provocar problemas de desenvolvimento a longo prazo.

(Com Agência France-Presse)

Azeite de oliva pode ajudar no combate à obesidade, conforme estudo

publicado 13/10/2010 às 16:48 - Atualizado em 13/10/2010 às 16:55

Pesquisadores apontam também a ação antioxidante do produto, a redução do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Um tipo de gordura – conhecida por ácidos graxos monoinsaturados -, encontrado no azeite de oliva, ajuda a combater o excesso de peso, segundo recente estudo da Universidade de Campinas – Unicamp.

Isso porque o azeite de oliva é capaz de trazer sensação de saciedade, evitando comer mais do que o necessário. De acordo com os pesquisadores, a ingestão excessiva de gorduras saturadas promove lesão de uma região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético.

Assim, as pessoas expostas a essa dieta passam a consumir mais calorias do que gastam, tornando-se obesas. Por outro lado, a gordura presente no azeite pode impedir essa inflamação, além de aumentar a produção do hormônio GLP1 no intestino, promovendo a saciedade e ajudando a evitar a obesidade.

Além de ser usado contra a obesidade, o azeite também tem ação antioxidante – que ajuda a retardar o envelhecimento da pele -, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Outros alimentos que também possuem os bons ácidos graxos são o óleo de canola, óleo de amendoim, amendoins, nozes, amêndoas e abacate.

As nutricionistas Thaís Souza e Natália Lautherbach, que não participaram da pesquisa, destacam que o ideal é consumir em torno de 15 ml a 30 ml por dia de azeite de oliva, que pode ser acrescido em saladas ou no prato já servido. Elas lembram que o azeite não deve ser aquecido, pois isso faz com que a boa gordura se transforme em saturada, o que não é bom para o organismo. Outra recomendação importante é que é preciso aliar o uso do azeite de oliva com um estilo de vida saudável e atividades físicas.

Informações de portal UOL

Máquinas de camisinhas serão instaladas em escolas

Redação SRZD
Ciência e Saúde
13/10/2010 11h00

Máquinas que distribuirão camisinhas serão instaladas em escolas de todo o país. A idéia surgiu através de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceiria com a Unicef que mostra que jovens de 13 a 19 anos têm a vida sexual ativa, e, mesmo assim, apresentam dificuldades com o acesso aos preservativos.

Seis escolas e três cidades brasileiras já aderiram à ideia, que ajudará na prevenção da transmissão do HIV. Diminuir a gravidez precoce também é objetivo do projeto. Até o final de 2010, o projeto quer atingir pelo menos uma escola por estado.

sábado, 9 de outubro de 2010

escola e vínculo afetivo

Queridos amigos das crianças

Olhem que bacana esse texto português. Fala sobre vínculo, que sentimos estar faltando entre pais e filhos, desde pequenininhos. Cliquem no título

Beijos

Isabela

domingo, 3 de outubro de 2010

historinha de piolhos para os NEIs

Essa historinha será ilustrada, e montaremos caixas-kits de contação de história: o livrinho, 4 fantoches (o piolho, o menininho, a múmia e o soldado) e "apetrechos' (pente fino, toca, condicionador e álcool).

Beijos

Isa



1. AI QUE COCEIRA NA CABEÇA … XI, DEVE SER PIOLHO!!! MAS CALMA!!! TUDO SE DÁ JEITO!!! CONHECENDO O INIMIGO, FICA MAIS FÁCIL VENCER A GUERRA!!! VAMOS CONHECER COMO LIDAR COM ESSE INIMIGO.


2. CONVIVEMOS COM PIOLHO HÁ MUITO TEMPO!!! NO PIAUÍ, ENCONTRARAM LÊNDEAS (OVINHOS DE PIOLHOS) EM MÚMIAS DE 10 MIL ANOS E PIOLHOS EM MÚMIAS EGÍPCIAS DE 3 MIL ANOS!!!

3. NOSSOS AMIGUINHOS ANIMAIS TAMBÉM PODEM SER ATACADOS POR PIOLHOS!!! CAVALOS, CACHORROS, PORCOS, GADOS E AVES SÃO TAMBÉM SUAS VÍTIMAS!!! MAS FELIZMENTE ESTES NÃO ATACAM A GENTE.

4. OS PIOLHOS SÃO INSETOS QUE NÃO CONSEGUEM VOAR, QUE VIVEM EXCLUSIVAMENTE DE SANGUE DE SEUS HOSPEDEIROS, COMO VERDADEIROS VAMPIRINHOS. PASSAM DE PESSOA A PESSOA, E SEUS OVOS SÃO GRUDADOS NA RAIZ DO CABELO.

5. O PIOLHO SÓ PASSA DE UMA PESSOA À OUTRA, OU POR CONTATO DE CABEÇA OU POR CONTATO DE INSTRUMENTOS: PENTES, BONÉS, FRONHAS, QUE O POVO DA SAÚDE CHAMA DE “FÔMITES”.

6. ATUALMENTE NÃO É TÃO GRAVE, MAS JÁ MATOU MUITA GENTE!!! MATOU CERCA DE 20 MIL SOLDADOS NA 1A GUERRA MUNDIAL!!! QUANDO ESMAGADO, PODE DAR FEBRE DAS TRINCHEIRAS E TIFO EPIDÊMICO!!!

7. ELE TEM UM GRANDE AMIGO: A VERGONHA!!! É PRECONCEITO ACHAR QUE É FALTA DE HIGIENE. ACHANDO ISSO, AS PESSOAS SE ESCONDEM E TRATAM SOZINHOS. PIOLHO É PROBLEMA DE TODO MUNDO JUNTO!!!

8. COMO COMBATER? PENTE FINO NELE!!! DEVEMOS AFOGAR ELES COM CONDICIONADOR OU ÓLEO DE COZINHA, BOTAR UMA TOCA, DEIXAR 2 HORAS COM TOCA E PASSAR O PENTE (JOGANDO NO BACIO OU NO ÁLCOOL).

9. NÃO PRECISA RASPAR O CABELO!!! BASTA CUIDAR ALGUNS DIAS QUE A GENTE DÁ JEITO NELES. MAS SE QUISER CORTAR CURTINHO, BASTA SER HÁ 8 MM (PEDE PARA O MOÇO QUE CORTA).

10. HÁ VÁRIOS REMÉDIOS, MAS ALGUNS TÓXICOS, NÃO USE NENHUM REMÉDIO DE FARMÁCIA SEM QUE SEJA RECOMENDADO POR UM MÉDICO. MAS O PENTE FINO, O CONDICIONADOR, O VINAGRE E O OLHO VIVO SÃO OS MELHORES REMÉDIOS!!! BEIJINHOS CARINHOSOS!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

apresentação do Floripa para novos núcleos de ensino infantil

Estimadas crianças e suas famílias,

Temos o prazer de apresentar o Projeto Floripa Saudável 2040, uma parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria Municipal da Educação (SME) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

É um projeto que tem como objetivo principal dar dicas de saúde infantil para as crianças e suas famílias. Nasceu de vários estudos na cidade, desenvolvidos na UFSC e na SMS, que mostraram que, além de continuar havendo doenças como infecções, acidentes, nós já temos também outros tipos de doenças típicas dos países desenvolvidos, como excesso de peso e pressão alta.

Assim, o projeto surgiu desde 2007 na prefeitura, integrando a Unidade de Saúde (US) da Lagoa e o Núcleo de Ensino Infantil (NEI) também da Lagoa. E tem dado muito certo!!! Além de ajudar com que a US e o NEI se integrem, as crianças estão se alimentando melhor, com menos pressão alta e cada vez menos há: tanto crianças desnutridas como com excesso de peso.

Há muitos estudos científicos sobre o aprendizado de hábitos saudáveis, e a maioria aponta que é até os 7 anos que se adquirem esses hábitos. Além disso, qualquer problema de saúde, quanto mais cedo for detectado, mais fácil e simples é seu controle e tratamento.

Por isso, pretendemos fazer uma breve avaliação de saúde dos pequenos no começo do ano, faremos algumas palestras com professores e pais, e iremos trabalhar com os pequenos, com brincadeiras. Falaremos sobre nutrição, atividade física, monitoração em saúde (o que é considerado normal para cada idade), proteção de agentes externos (como Sol e fumo), saúde bucal e saúde mental.

Toda a equipe estará sempre à disposição dos pais para dúvidas e sugestões, e terá imenso prazer de conversar com voces, o que faremos algumas vezes.

Mas esse projeto só vai dar certo se toda a escola abraçar a ideia. Afinal, a escola é um tipo de família, não é mesmo? Vamos fazer da NOSSA FAMÍLIA uma família saúdavel e, por que não, mais feliz. E esses nossos pequenos vão aprender brincando como cuidar das sua saúde por toda a vida.

Um forte e carinhoso abraço,

Equipe do Floripa Saudável 2040

Campanha anti-piolho

Estimados amigos,


Hoje vamos falar de uma gangue muito danada, que vem trazida pela sujeira: a gangue dos parasitas. São vários integrantes: o senhor Piolho, a Dona Pulga, o Seu Carrapato, o Zé Sarna e o Doutor Percevejo.

Esse time da pesada ronda as nossas casas e, além de trazer muita coceira – a nós e aos nossos amiguinhos bichinhos - e querer sugar o nosso sangue (sim, eles se alimentam de quantidades pequeninas do sangue da gente!!!), eles trazem nas suas boquinhas e patinhas vários outros parceiros que nos dão várias doenças, como febre tifóide, peste bubônica, febre das Montanhas Rochosas (que dá também em outros locais), babesiose, doença de Lyme, entre outras.

Mas nada de pânico!!! A primeira medida é xô com a sujeira!!! Em casa limpinha não entra essa gangue. Mas se os danadinhos deram um jeito de entrar na sua, xô com eles com muita água, sabão, Sol e ferro quente nas roupas!!! Dêem uma olhada nas dicas do Floripa para combater o piolho, o integrante da gangue que mais perturba a nossa paz.

Um beijo carinhoso,

Equipe do Floripa Saudável 2040.

CUIDADOS CASEIROS COM PIOLHO

- Lave o cabelo da criança com xampu ou loção própria, receitada pelo pediatra. Cada um tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula com cuidado. Esses produtos não costumam matar os ovos (só matam os piolhos)!

- Misture vinagre morno a um condicionador. Quando aplicado e abafado por meia hora, o vinagre dissolve a camada que envolve o ovo, impedindo a fixação da lêndea no fio de cabelo. Passe o pente fino em seguida e retire piolhos, larvas e ovos o melhor possível.

- Ao eliminá-los, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.

- A lavagem, o vinagre e o pente fino devem ser feitos todos os dias, durante vários dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos de seu filho uma vez por semana.

- Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.

- Limpe bem o pente usado para retirar os piolhos, e deixe-o separado das demais pessoas da casa.

- Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que a criança infestada seja afastada da creche ou escola até que não haja mais nenhum bichinho ou ovo em sua cabeça.



Fonte: Ministério da Saúde